Progama de Educação Ambiental Ensinando a Plantar

Atenta com a gravidade do problema de abastecimento de água nos munícipios que compõem a Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul, a Equipe Vale Verde idealizou o Programa de Educação Ambiental Ensinando a Plantar durante os últimos meses do ano de 2013, com base em prognósticos da falta d'água.
 
Com objetivo de propagar de forma contínua a cultura de valorização do meio ambiente, com o plantio e preservação das árvores em nosso planeta. Atitude essencial para garantir a qualidade de vida tanto na zona urbana como na zona rural, salvaguardar nossas nascentes, conservar a qualidade da água em nossos mananciais e a para preservar biodiversidade da Mata Atlântica.
 
Ao levar o Ensinando a Plantar aos colégios, empresas e comunidade em geral a Equipe Vale Verde aplica a “ação manejo”, atividade que conscientiza sobre a importância da preservação ambiental, abre espaço para discussão do tema entre os ouvintes e proporciona ao participante conhecer e manusear mudas nativas da Mata Atlântica.
 
Todas as mudas são catalogadas e identificadas com um número que corresponde ao nome do participante e o tipo da espécie, pois elas passam a ser monitoradas via Facebook (clique aqui) da instituição, aplicativo em celulares e mapa (clique aqui) colaborativo na plataforma Google Maps; ferramentas que permitem acompanhamento durante o período de maturação das mudas e após a “ação plantio”.
 
Iniciado em abril de 2014, o Ensinando a Plantar passou por escolas e colégios dos municípios de Cunha, Guaratinguetá, Jacareí, Roseira e São José dos Campos. No caso de Cunha e Guaratinguetá, as mudas serão plantadas em nascentes que fazem parte da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul.
 
Foram, aproximadamente, 3.500 mudas nativas da Mata Atlântica transplantadas nas atividades da “ação manejo”, que estão sendo cultivados em viveiros durante o tempo de maturação até “ação plantio”. A ONG Vale Verde é responsável pelo acompanhamento da muda durante 24 meses de conservação conforme previsto na norma regulamentadora 058/07 SMA.
Em uma parceria com a ONG Vale Verde, os alunos do módulo de empreendedorismo digital do Poliedro de São José dos Campos ,criaram um web aplicativo para smartphones, que monitora o crescimento de plantas e mudas de arvores à distância. 
Para poder acompanhar as atualizações do aplicativo, baixe o Flickr em seu celular, e nos siga.



ACESSE:

Flickr:     https://www.flickr.com/?ytcheck=1
Facebook: www.facebook.com/ongvaleverde
 
Mapa: https://mapsengine.google.com/map/edit?hl=pt-BR&authuser=0&mid=zRXXpJSeug18.kKxJU7jPEy0I


Tel.: (12) 3921.6199
Avenida Engenheiro Francisco José Longo, 149 - sala 57
CEP: 12.245-900 - São José dos Campos - SP
Patrocinadores em Projetos:
Parceiros:
Todos os direitos aos conteúdos deste website (www.valeverde.org.br) são reservados à ONG ValeVerde. O uso, reprodução e distribuição desses conteúdos por outras partes devem ser solicitados e aprovados previamente pela detentora dos direitos.

© Copyright 2017. Todos os direitos reservados - Vale Verde
Petrobrás Instituto Embraer de Educação e Pesquisa Ceivap Agevap Escola Monteiro Lobato USP Univap INPE Unitau CBH-PS Heineken Dutrafer Fibria